
5 jovens negros LGBT criam campanha para participar de conferência internacional
5 jovens negros foram selecionados para uma conferência internacional e lançam campanha para mobilizar recursos para seu deslocamento.
Desde sua primeira edição em 2008, a Conferência Race|Sex|Power (Raça | Sexo | Poder), mapeou os trabalhos acadêmicos sobre sexualidade nas comunidades negra e latino-americana nos EUA, inaugurando um subcampo acadêmico que alcançou impactos significativos em todo o mundo. Em 2018 ela acontece num contexto desafiador para esses temas, onde os corpos negros estão cada vez mais sexualizados ao o que as pessoas negras tem se sentido cada vez mais empoderadas de seus corpos e sexualidades. Esse ano também tem o desafio de ampliar o alcance para comunidades indígenas, asiáticas e outras etnias, nos EUA e transnacionalmente.
A conferência acontece em Chicago nos dias 6 e 7 de abril.
Dentre os trabalhos mapeados para se apresentar na conferência, cinco jovens LGBT brasileiros foram selecionadas. Shirlei Santos, Claudenilson Dias, Jéssica Ipólito, Aline Nascimento e Ariana Silva foram convidados pra apresentar seus trabalhos e entre os temas abordados pelos estudantes estão o rap feito por mulheres lésbicas e negras na América Latina e sociabilidade pessoas trans em comunidade de terreiros em Salvador.
Para garantir a representatividade do Brasil, os estudantes lançaram a campanha #5emChicago, para levantar fundos para cobrir as despesas de deslocamento, alimentação e estadia, que não são cobertas pela conferência e que giram em torno de 30 mil reais, porque também incluem visto, aportes.
A presença desses jovens numa conferência como essa é uma forma de driblar o preconceito que tira muitos jovens negros LGBTS dos espaços de poder, especialmente os acadêmicos, porque além de colocar como racismo reverso as cotas, esquece o recorte de classe que os retira de oportunidades como essa por não conseguirem custear tais despesas. A presença desses jovens ajuda a colocar a Bahia e o Brasil cada vez mais nesses locais, que ainda são muito elitizados
É possível fazer parte dessa rede de apoio doando diretamente para a conta:
Banco do Brasil
Conta Poupança
Shirlei Santos de Jesus Silva (se precisar de F, inbox por favor)
Agência: 0346-8
Conta: 66660-2
E também divulgando a campanha criada por eles: